terça-feira, 25 de setembro de 2007

Píl de Paz

Oi, inter(amigos,leitores,leitoras,amigas)!

Sábado passado(22), no dia mundial sem carro, ao passear pela avenida Paulista, me deparei no Conjunto Nacional, com uma série de ações interessantes como teatro, ciclocaminhada e palestras, ao qual eu aproveito o gancho para explorar um tema antes ignorado por mim: Cultura de Paz.

Pílula: "Não pode haver paz sustentável sem desenvolvimento sustentável.Não pode haver desenvolvimento sem educação ao longo da vida. Não pode haver desenvolvimento sem democracia, sem uma distribuição mais eqüitativa dos recursos, sem a eliminação das disparidades que separam os países mais avançados daqueles menos desenvolvidos."
Federico Mayor, Diretor Geral da UNESCO

Que coisa interessante a Cultura de Paz! Quem sabe pela paz seja uma tentativa êxitosa, ante a tantas tentativas radicais -pela guerra, pela violência diária, pelas ocupações- que, às vezes, acabam ferindo pessoas que nada têm a ver com isso, por uma sociedade mais justa.
Não que não ache justo e seja contra à essas "lutas" pela igualdade, mas se pudermos tentar de uma forma pacífica que prejudique menos pessoas, melhor. Mas se não for por amor, vai ser pela dor.
Se cada um não fizer qualquer coisa, por mínimo que seja para melhorar a sociedade em que vive, pensar também no outros, não se espante o quão "cruel" esse mundo pode ser.
Beijos e abraços,
Rafa.

Nenhum comentário: