sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Viagens em pílulas

Pil1_ Sexta-feira! Meu dia preferido! é um misto de responsabilidade com noite livre. Assim que é a vida, uma sexta-feira. Lazer com obrigações ou vice-versa.
Nela geralmente programamos o fim de semana, um dia cheio de esperanças que sua programação dê certo, e esperança é muito boa, pois nela não tem erro, tudo dará certo!
Por isso a pílula poética de hoje é um resumo de II Corintíos 13 escrita por Paulo "Amor= fé+esperança+ paciência" que equação difícil de se conseguir, né?
P2_Cada palavra da equação há uma plurisignificação que vale diversas linhas de definição, e isso torna ainda mais difícil de se praticar o amor, mas não acho que o verdadeiro amor seja utópico, aliás estou cada vez mais convicto que com o passar dos tempos nos levam a uma tese anti-cética de que tudo é possível.
Ao passar dos tempos, sabemos que cada vez mais o impossível pode se tornar realidade, transplantes de coração, medulas, não precisamos ir longe, no InCor em São Paulo, é possível ver o que achamos impossível, ou seja milagres.
P3_A evolução humana é incrível, pro bem ou pro mal, depende de quem as usa. Por isso, não devemos ignorar a evolução, mas devemos refletir o quão bem ela poderá fazer as pessoas, ou as consequências maléficas ao se utilizá-la de forma errônea. Exemplo: usina nuclear, energia e bomba! Mecanização no campo: maior quantidade em menor tempo de alimentos/desemprego.
P4- Viagens em pílulas. Essa é a complexidade humana, as vezes, nem eu me entendo, mas o importante é não desistirmos nunca de nos conhecermos. Bom fim de semana a todos!

quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Pil de Linguagem

Olá, amigos e amigas!

A pílula de hoje vai diretamente da Revista da Cultura (o da livraria). Revista simples, rápida e dinâmica de se ler. A reportagem q destaco eh sobre uma discussao entre internetes x português?
O subtítulo "Até que ponto o internetês pode contaminar o português" é tendencioso ao denominar a língua utilizada na internet de linguagem a parte(internetês) e com a expressão "contaminar". A língua quem faz somos nós o povo, e ela é mutavél, não falamos o português de 50 anos atrás e seguramente não falaremos o português de hoje daqui a 30 anos. Triste ou não é isso que mantêm uma língua viva, sua dinamicidade.
Pílula: "O internetês é um fenômeno decorrente das transformações sociais, culturais e tecnológicas do mundo contemporâneo. Do ponto de vista dos usuários da língua, podemos até dizer que é bom, porque dá provas de vitalidade e capacidade de adptação às exigências da vida moderna". Marcos Bagno
Comprimido: A saga da Bruxa Morgana no Teatro Eva Herz, Na livraria Cultura do Conjunto Nacional. Peça Infantil sábados e domingos Às 16h. As terças ao meio-dia têm jazz na faixa, no mesmo teatro!
Abraços,

quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Pil Cultural

Hoje resolvi oferecer uma pílula diretamente do Conjunto Nacional.
Aliás uma pílula de 2 cores: peguei uma revista muito interessante (peguei mesmo, ela é grátis!) chamada Quarteirão Paulista e dela tiro um excerto brilhante sobre o possível e o real: "Nada do que vimos, nada foi real. Isso se você considerar que um sonho, uma idéia ou um pensamento não possam ser reais... O que é real? Se você sentir o cheiro, tocar e ouvir? Isso é real! O estranho é que... Tocamos planetas ainda em formação, pudemos sentir o vento do passado acariciando nossos cabelos. Mas mesmo assim nosso cérebro continua nos dizendo " não é possível!", não é mesmo? E se não é possível, não pode ser real". Rogério Vilela.
A outra cor fica por conta da Caixa com a exposição sobre as obras de Gianni Ratto e um documentário muito bom sobre sua vida e obra, tendendo mais para a última, através de entrevistas com múltiplas personalidades entre elas o próprio Gianni.
Uma ressalva é a exposição no próprio conjunto de fotos e frases de vítimas da Esclerose Múltipla, de forma muito positiva como eles encaram essa doença que acontece basicamente entre jovens e por enquanto não tem cura.
Por hoje é só pessoal, senão passaremos a dose!

terça-feira, 11 de setembro de 2007

Pil de sabedoria e poesia

Como vão?
Na estréia do blog, não posso deixar de partilhar alguns pensamentos e claro sempre: a poesia.
A poesia é totalmente sincera, pois ela é dinâmica e multi-interpretativa, assim como a vida.
Ela não é geométrica, apesar da métrica que tentamos impô-la, mas o acaso do pensamento, das ações, da força divina nos levam a perceber o como ela é bonita por ser assim, levemente indefinida, assim é a poesia, assim é a vida!
Ao ler hoje o editorial da revista "História Viva" de março de 2005, a revista relata sobre os Primeiros Cristãos, a editora dá um enfoque nos 12 apóstolos que após um pequeno espaço de tempo conseguiram trazer 3.000 novos adeptos a sua ideologia.
Com sagacidade, ela aproveita esse gancho e nos dá uma pílula de sabedoria e poesia: "Como se vê, é de pequenos movimentos que surgem grandes transformações. É de firme crença num ideal que se faz a história. Viva, portanto". Mirian Ibañez.
Assim será o Pílulas, pequenos pensamentos que podem mudar a história, firme em seu ideal e propósito.
Abraços,