quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Píl Ecos do Planeta

Olá, (inter)amigos e amigas!

A pílula de hoje vem do Ibirapuera, lugar onde estive em agradável companhia de meu primo-ator-dublador(rsrs). É incrível como certas informações e reconhecimentos ficam escondidos e guardados em alguns museus, não que isso não deva ser feito, mas o eco deveria ser e deve ser maior. Falo de José do Patrocínio, o Tigre da Abolição. Que história incrível a dele, a nossa! Eles está presente no Museu Afro-Brasileiro.
A pílula de hoje conta como ele após pronunciar um discurso em Santos em 1888, se portou e a relação de servidão dos escravos e que vemos até os dia de hoje, dos que para sobreviver abaixam a cabeça ante aos mandos e desmandos do poder político e financeiro e me incluo nisso, mas quem sabe não mudemos isso um dia, CONSCIÊNCIA.
Pílula: "ao chamado, aparecia uma crioula, de cabeça baixa, envergonhada ante a multidão e seu papel na Sociedade: era uma escrava! José do Patrocínio, com amor fraternal, orgulhoso de sua nobre missão, entregava-lhe a carta e não admitia que ela se curvasse para beijar-lhe as mãos, assim demonstrando o mais vivo exemplo de Igualdade. Cena muito aplaudida. A liberta, eqüívoca, não sabia se ficaria no palco ou se tomaria o rumo dos bastidores, fielmente obediente a uma ordem, julgando-se ainda escrava! José do Patrocínio, vitoriado, retirou-se do teatro às 23 horas, intimamente satisfeito pela ação cívico-social pela qual seu coração sempre pulsara: a Liberdade". Carlos Vitorino.
Beijos e Abraços,

Nenhum comentário: