quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Píl Sustentável

O mundo despertou. Aliás, despertar não é bem a palavra, uma vez que não tínhamos idéia das conseqüências que teriam a busca desenfreada pelo "progresso" no meio-ambiente. Quer dizer, sabíamos que todas as transformações abruptas na natureza seguiriam a famosa lei da ação e reação, só não sabíamos mesmo que esse impacto seria tão breve!
Melhor assim, se soubéssemos que demoraria mais 2.000 anos para ter um impacto considerável na natureza, poderíamos titubear em tomar alguma decisão eficaz, já que 2.000 anos são muitas gerações!
Mas o interessante é saber que uma lei que serve tanto para as relações humanas, servem para nosso corpo e para a natureza em geral, "você é responsável pelo que cativas" saint-exupéry e "onde você põe o seu tesouro, ali estará seu coração". Mt. 6:21.
O interesse e a ganância são sentimentos que possuem conseqüências que observamos a curto prazo, e qualquer prática advindo deles trazem reações quase sempre destrutivas, portanto se a intenção inicial da exploração da natureza começou com esses sentimentos, não poderíamos esperar outra reação.
Pílula: “Que o nosso tempo seja lembrado pelo despertar de uma nova reverência face à vida, por um compromisso firme de alcançar a sustentabilidade, pela rápida luta pela justiça e pela paz, e pela alegre celebração da vida”.
(Carta da Terra , Paris, março de 2000)
Beijos e abraços,
Rafa.

Nenhum comentário: