quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Píl Psico-sociológico

(In)consciente Senso Coletivo X (In)consciente experiência individual

Hoje, passeei com meu primo e ao falarmos de dublagem (ele será dublador em breve!) comentei de como a experiência individual pode sobrepor ao senso comum. Ao falar que a voz de português (de Portugal) não é tão apreciada pelos brasileiros, eu disse que adoro ouvir, certamente porque tenho um amigo e a família dele com sotaque carregado e tenho apreço por eles, pode ser que me simpatizasse sem esse contato, porém ou por costume ou por carinho, me faz pensar diferente do coletivo.
E aí extrapolamos. Questionei como a mídia é responsável pelo consciente coletivo de uma pessoa que possui pouca experiência individual. Explico: se uma pessoa que trabalha 6 dias por semana, 8 horas ou mais e ganha pouco, dificilmente terá experiência individual, viagens, acesso a cultura, internet, enfim conhecer outros povos, cultura, gastronomia, sua experiência é advinda da sua experiência do trabalho e do tempo de descanso.
Por isso, é difícil pensar em aceitar ou resignar-se ante ao difícil acesso à Cultura ($ e sociedade que privilegia o espetáculo) e a qualidade da Cultura oferecida quando o acesso é fácil. É o que povo pede? Como escolher se não há opção?

"Assim como o homem nasce com a capacidade de ver o mundo em três dimensões e desenvolve esta capacidade através da experiência e de treino, de igual modo nasce com muitas predisposições para pensar, sentir e perceber de acordo com padrões e conteúdos definidos, que se caracterizam, através de experiências individuais. Assim, temos predisposições para sentirmos medo do escuro e de cobras, porque no passado os primitivos encontraram muitos perigos no escuro e foram vítimas de cobras venenosas.O inconsciente coletivo é o alicerce racial herdado de toda a estrutura da personalidade. Sobre ele estão erigidos o ego, o inconsciente individual e todas as outras aquisições individuais. Nossa experiência do mundo está moldada em larga escala, pelo inconsciente coletivo, embora não completamente, pois, se assim fosse, não poderia haver variação e desenvolvimento. As duas regiões inconscientes da mente, a individual e a coletiva, podem ser de grande auxílio para o homem". extraído de Teorias da Personalidade, de Calvin S. Hall, Gardner Lindzey e John B. Campbell, Editora Artmed

Acima um trecho da teoria do inconsciente (coletivoxindividual) que após a conversa de hoje me instigou a conhecê-la. No mínimo divertido e reflexivo, acho!

Beijos e abraços,

2 comentários:

Dani disse...

Fala Rafa!!! Boa sorte com seu novo blog!! Tbm tenho um, mas acho ele péssimo ehehe, fiz outro (meio que anônimo) só q não postei ainda rsrsrs qdo tomar vergonha na cara eu arrumo eles decentemente e te passo o end!! ;)

Esse assunto sobre consciente e inconsciente coletivo é beeeeem vasto!! O Jung que aborda bastante isso, né? Aqui tem um pequeno trecho sobre, se te interessar: http://www.10emtudo.com.br/imprimir_artigo.asp?CodigoArtigo=53&tipo=artigo

Passarei aqui mais vezes. Puxa, sabia que tenho o maior cvontade de ser dubladora tbm? Mas queria ser de desenho animado!! =D

bjão Dani (Cásper)

Rafael Corrêa disse...

Obrigado, Dani;)
Me passa mesmo!Quero dar uma fuçada mesmo!rsrs
É sim Jung explora bastante isso, apesar de não concordar com algumas teorias dele, o importante é sabermos aproveitar o que é útil!
Brigadão pelo texto, ele é bem rápido assim como o Pílulas;) e foi bem útil sim para conhecer um pouco mais sobre Jung.
Que bom! Conto com sua visita, participação e colaboração sempre!
Sobre dublagem tem um site bem interessante www.cursodedublagem.com.br quem sabe você não se empolga e faça o curso! Meu primo faz lá!;)
Beijos